O termo open finance tem ficado cada dia mais popular Brasil afora, mas ainda pode ser desconhecido por algumas pessoas.
O Open Finance consiste em um sistema financeiro aberto difundindo como uma iniciativa do Banco Central para implementar sistemas mais personalizados a gosto de seus clientes.
Na prática, a plataforma organiza tecnologias e integra sistemas permitindo que os dados dos usuários possam ser compartilhados de maneira igualitária entre diversas instituições, ampliando o leque de possibilidades e ofertas em soluções financeiras.
Com isso, o novo modelo vai além do compartilhamento de dados e serviços relacionados a produtos bancários tradicionais, e engloba, por exemplo, serviços de investimentos, câmbio, seguros, previdência e credenciamento.
Assim como o PIX, a iniciativa é um avanço nas tecnologias relacionadas às finanças no país, e surge como uma nova etapa do Open Banking, que abrangia o mesmo conceito porém se limitando apenas a bancos.
O Open Finance só acontece a partir da autorização do cliente e as normas de compartilhamento de dados seguem todas as regras da LGPD, a Lei Geral de Proteção de Dados.
Veja como funciona:
O cliente do banco X providencia uma cotação por meio do aplicativo do banco Y.
O banco Y aciona o banco X para ter acesso às informações financeiras do cliente seguindo todas as normas.
O banco X pede autorização deste cliente para compartilhar seus dados com o banco Y e envia os dados apenas depois do consentimento.
O banco Y faz a cotação de forma mais rápida e customizada a partir do histórico dos dados acessados, sem ser necessário iniciar um relacionamento do zero.
Assim, o Open Finance é uma prática segura, que permite agilidade, liberdade e autonomia, além de vantagens como acesso a linhas de crédito customizadas com custos menores e condições mais favoráveis de pagamento. Além disso, o sistema abre a possibilidade do surgimento de novas tecnologias mais descentralizadas e rápidas para serem aplicadas em todas as frentes das instituições financeiras.
A inovação é a chave para a evolução.
E, aqui na First Decision, nós estamos sempre acompanhando as tendências do mercado e já ajudamos alguns clientes a fazerem parte do Open Finance.
Nosso know-how e a capacidade técnica nos permitem integrar e implementar soluções e apoiar a evolução dos negócios.
Comments