Icon_Data_Solution.png

Data Solutions

Um dos maiores desafios das empresas que produzem enorme quantidade de dados é o aproveitamento em tempo real da análise dessas informações para gerar ações estratégicas mais eficazes. Além da preocupação com a proteção das informações da empresa, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Ter informação de qualidade, integrada e com rapidez é um grande diferencial competitivo, principalmente quando ações como garimpar dados brutos, alavancar o potencial de insights das bases existentes, explorar novas oportunidades, usar serviços antes impossibilitados pela questão tecnológica para desatar estruturas complexas e auxiliar na tomada mais decisões mais assertivas. Esses são alguns exemplos que auxiliam os gestores a utilizar esses dados de uma forma mais efetiva.

Para demonstrar como nós possuímos expertise no assunto, existem diversas organizações que confiam na First Decision para apoiar em seus projetos e implementar soluções. Veja abaixo.

Clientes que confiam nas nossas soluções

Migração de Dados

para o SAP

Gerdau, UHG, Moura, Bunge, TIM, Herval, Arezzo, PDG, Medabil, Equatorial, Ceitec

Modelagem

Receita Federal, Serpro, TST, Câmara dos Deputados, Aneel, Ministério da Cidadania, STF, Embrapa, STN

Integração de Dados

UOL, Samsung, Equatorial

Data Lake

Caixa, Ceitec, Gerdau, Samsung

Data Warehouse

Caixa, Embrapa, UOL

Saneamento

Bunge, Natura, Moura, Embrapa

Big Data

Caixa

A importância dos dados não gira em torno da quantidade de dados que a empresa possui,

mas sim o que faz com eles.

Cases

Utilizando o software SAP Data Services, a Natura implementou processos de Saneamento de Dados em suas bases de dados e no SAP ECC.

Natura

Implementação do projeto de Big Data da Caixa, Integração de Dados com Informática Power Center e Pentaho, formando o Data Lake no Hadoop (HDFS).

Caixa Econômica Federal

CAIXA.png

Baterias Moura

Saneamento e Migração de Dados para o SAP S4/Hana utilizando o SAP Data Services e SAP Migration Cockpit

MOURA.png

Implementação da ferramenta de Modelagem de Dados SAP PowerDesigner, com novos processos de Governança e Gestão de Metadados.

Receita Federal

RECEITA.png
NATURA.png

Tecnologias envolvidas

Integração de Dados

É a combinação de informações oriundas de diversas fontes de dados com intuito de fornecer uma visão mais consistente dos processos. Soluções como SAP Data Services, Pentaho, AWS Glue são exemplos de ferramentas utilizadas.

Saneamento de Dados

Consiste na verificação da base de dados para eliminar duplicidades, elaborar documentos para padronização, elaboração de descrições e atributos válidos para a correta identificação dos itens, entre outras funcionalidades utilizando o SAP Data Services como exemplo de ferramenta.

Modelagem de Dados e Gestão de Metadados

Gerenciar complexas arquiteturas da informação e visualizar o potencial impacto de novas tecnologias antes da implementação, possibilitando o aprimoramento de processos, evitar possíveis riscos e obstáculos, simplificar a relação entre os negócios e a TI com operações intuitivas por meio do SAP PowerDesigner.

Data Warehouse

Armazenar dados com intuito de combinar processos de gestão de dados com funções analíticas avançadas, possibilitando a tomada de decisão mais assertiva, de uma forma simples para o usuário de configurar, usar e compartilhar, possuindo um resultado rápido. SAP Data Warehouse Cloud e Amazon Redshift são duas das mais populares e eficazes ferramentas de Data Warehouse do mercado.

Big Data

Big Data é um termo que está em alta, mas o problema em não tratar corretamente esse tipo de tecnologia pode resultar em gastos altos, além da redução de produtividade. Por outro lado, uma estratégia bem consolidada pode contribuir para que as organizações reduzam os custos e ganhem eficiência operacional com a migração de cargas de trabalho pesadas para tecnologias de Big Data, além de implantar novos aplicativos para aproveitar novas oportunidades. Ferramentas como Pentaho, Amazon EMR são exemplos de soluções utilizadas para fornecer um ambiente mais propício para esse tipo de tecnologia.

Data Lake

Possibilita o armazenamento e análise dos dados, permitindo o gerenciamento de vários tipos de dados de diversas fontes em um repositório centralizado, tendo o Amazon S3 e Hitachi Data Services como algumas das ferramentas que utilizamos.

sap.png

Parceiros que confiamos

hitachi.png
Logo Oracle.png

Através da plataforma Pentaho, entregamos aos nossos clientes integração e automação dos fluxos de dados entre gerenciadores de dados e consumidores, gerenciamento aprimorado do pipeline de dados e o acesso sem atrito em ambientes de borda a multi cloud, que ajudam a obter processos de gerenciamento de grande quantidade de dados sem interrupções.

aws.png

A AWS fornece um portfólio diversificado com soluções prontas para processar e armazenar seu Data Lake, comportando escalabilidade, agilidade e flexibilidade para combinar diferentes tipos de dados e abordagens analíticas, fornecendo insights mais assertivos e detalhados. Ferramentas como Amazon EMR (plataforma de big data nativa da nuvem líder do setor), Amazon Redshift (o mais popular e rápido Data Warehousing na nuvem), entre outros.

Oracle Corporation é uma multinacional que atua na área de computação e informática, com especialização no desenvolvimento e distribuição de soluções de banco de dados, sistemas em nuvem e de softwares corporativos.

A companhia também atua na parte de fornecimento de infraestrutura para empresas, contando com data centers distribuídos nas Américas, Europa e Ásia.

Com mais de 400 mil clientes em mais de 145 países em todo o mundo, a Oracle possui como principais metas a aceleração da inovação nos negócios por meio de produtos projetados para funcionarem de forma integrada e adaptativa, de acordo as necessidades de cada empresa.

Utilizado por milhões de desenvolvedores, o MongoDB é um banco de dados de alta performance orientado à documentos, sendo uma opção bastante aconselhável para o tratamento de grande volume de dados, principalmente os não estruturados.

mongo.png

Dúvidas, novos projetos? Entre em contato.