IoT and RFID

Monitorar e trabalhar as manutenções preventivas de uma forma centralizada, gerir frotas de carga remotamente, agilizar e facilitar a realização de inventários de estoques são formas de melhorar a eficiência operacional, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Além de monitorar os casos citados acima, o desenvolvimento de cidades inteligentes por meio da integração com esse tipo de tecnologia está cada vez mais se tornando realidade no cotidiano. A utilização de soluções integradas com câmeras que possibilitam analisar o tráfego de carros e pessoas, controlar o perímetro de propriedades, entre outras funcionalidades que integradas, fornecem uma grande fonte de dados para auxiliar em tomadas de decisões futuras mais assertivas.

Conectar, monitorar e extrair dados de dispositivos. Esse é o resumo de uma solução que visa potencializar e aumentar a gestão e eficiência do negócio.

Clientes que confiam nas nossas soluções

IoT

RFID

Gerdau

Gerdau, Embrapa

Cases

Smart Truck - Com o intuito de realizar o controle e acompanhamento das contratações e operações de forma unificada, reduzir custos de frete na contratação de transportes e melhorar a previsibilidade de coletas e entregas, a First Decision implementou a solução do Smart Truck com a utilização do SAP ECC para integrar com sistemas legados, além do Monitoramento no Sistema de Rastreamento da Transportadora.

Gerdau

Gerdau

Gestão de Estoque - Para otimizar o controle de estoque de bobinas, foi implementada a utilização de tags de RFID nas bobinas e leitoras de RFID nas esteiras para que o processo de gestão de estoque pudesse ser mais eficiente, além de diminuir os riscos por parte dos operadores no processo de coleta do código de barra. Um outro fator que foi corrigido com a implantação dessa solução foi a questão de localização de materiais no estoque, o que causava demora no carregamento dos veículos.

Tecnologias envolvidas

IoT

Com o aumento exponencial da utilização dos dispositivos eletrônicos (de acordo com a IoT Analytics em 2018, existiam mais de 7 bilhões de dispositivos conectados ao mundo, com a projeção de chegar a 21,5 bilhões em 2025) possibilita que a Internet of Things (IoT) seja uma tendência de tecnologia cada vez mais presente no cotidiano das empresas. Mas além de integrar essa enorme quantidade de dispositivos (Beacon, Bluetooth, RFID, entre outros), a quantidade de dados que eles geram é ainda maior. Saber aproveitar esses dados para gerar insights são diferenciais que as empresas buscam para evoluírem, além de melhorar processos de logística com automatização de atividades, aumento de produtividade, criar um maior engajamento com o cliente, entre outros benefícios que essa tecnologia oferece quando utilizado da forma correta.

RFID

Fazer com que a operação logística seja mais eficiente, ágil e rentável é um dos objetivos que as empresas almejam. E a utilização da tecnologia de RFID possibilita meios para identificação individual de cada produto, registro das informações técnicas e rastreamento dos objetos em tempo real (com a possibilidade de integração com GPS, possibilita o controle da posição tanto da carga transportada quanto dos veículos), controle do inventário de produtos e movimentação de mercadorias, para que sejam processos mais ágeis.

Parceiros que confiamos

A SAP oferece um diversificado portfólio de soluções para desenvolvimento e implementação de aplicativos com plataforma baseada em nuvem com o SCP (SAP Cloud Platform) para gerenciamento e monitoramento de dispositivos remotos com insights em tempo real, aproveitamento dos principais recursos do SAP HANA (Processamento geoespacial, dados de série e serviços de localização), detectar padrões de dados de máquinas e sensores, além de outros recursos que ajudam a otimizar os processos e criar novos modelos de negócios.

A plataforma do Lumada é bem ampla e completa e oferece a possibilidade de obter insights em tempo real, gerenciar dados de operações de ponta, analisar dados de vídeos, sensores de IoT, fontes comerciais, entre outras fontes. O intuito de transformar vídeos em ideias, combinadas com a IoT e dados corporativos para obter uma inteligência abrangente para suas operações ou negócios, com o intuito de obter insights acionáveis e em tempo real em locais operacionais críticos, além de habilitar (com a redução de tempo de reação) o gerenciamento de dados de operações de classe empresarial.

A Alien está há mais de 20 anos no mercado e além de ser uma empresa sólida e confiável, possui uma gama completa de chips, tags, leitores e antenas de RFID que são projetadas para fornecer flexibilidade, interoperabilidade e longevidade em condições extremas, minimizando a carga nas redes locais. Permite a integração de um único produto com uma infraestrutura existente ou uma aquisição de solução completa de identificação.

Com a enorme quantidade de dispositivos, é uma difícil missão conectá-los, coletar, armazenar e analisar os dados fornecidos por esses instrumentos. Com a plataforma do AWS IoT é possível criar soluções de IoT para praticamente qualquer caso de uso com uma ampla variedade de dispositivos. Composto por softwares de dispositivos para operar na borda (AWS FreeRTOS e AWS IoT Greengrass), conectividade e serviços de controle para questões de proteção, controle e gerenciamento dos dispositivos na nuvem (AWS IoT Core, AWS IoT Device Defender e AWS IoT Device Management) e serviços de análise para trabalhar de forma mais eficaz para extrair valor dos dados de IoT (AWS IoT Analytics, AWS IoT SiteWise, AWS IoT Events e AWS IoT Things Graph).

Dúvidas, novos projetos? Entre em contato.

MAPA DO SITE

SUPORTE

(61) 3361-5160

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© 2019 First Decision Todos os Direitos Reservados

Termos de Serviços

Polícita de Privacidade

  • Facebook da First Decision
  • Twitter da First Decision
  • LinkedIn First Decision
  • Canal YouTube First Decision