top of page

Uso das tecnologias na Black Friday

Escrito por: Jean Cristian Machado


A Black Friday está chegando e este é um período excelente para as empresas fomentarem suas vendas, realizar promoções, alcançar novos clientes e fortalecer ainda mais sua marca. Sua empresa já está preparada para este momento?

A First Decision oferece serviços altamente especializados e é parceira de diversas empresas reconhecidas mundialmente, como Oracle, Hitachi, MongoDB, H2O.ai e Rocketbot, provendo soluções inovadoras capazes de impulsionar seus negócios, especialmente neste período de alta demanda.

Tendo vista o grande volume de operações de vendas, sejam elas online ou em loja física, durante a Black Friday e a quantidade de processamentos realizados, é fundamental ter uma infraestrutura robusta, escalonável, segura e com alta disponibilidade, garantindo que os usuários consigam realizar suas operações e uso de forma rápida e eficiente.

Assim, para atender a alta demanda, recomendamos utilizar soluções em nuvem (Cloud), em que a empresa paga conforme sua necessidade/consumo, sem precisar de aquisição de novos equipamentos (servidores) com custos elevados, softwares on-premise e equipes técnicas para manter essa infraestrutura.

Caso os dados que serão migrados para a nuvem tenham diversas origens, como arquivos de excel e outros sistemas, é possível desenvolver um processo de integração para consolidar tais informações e disponibilizá-las de forma confiável.

Pode-se utilizar os próprios serviços de bancos de dados providos em nuvem para armazenar os volumes de informações do sistema relacional e, caso tenha a necessidade de um banco de dados mais flexível, com desenvolvimentos e alterações mais dinâmicos e/ou também contenham dados semi-estruturados e não estruturados, a utilização de um banco de dados NoSQL orientado a documentos, atenderá muito bem este cenário.

Outra solução importante para a empresa se preparar para a Black Friday é a Inteligência de Negócios (BI). Com ela, é possível montar análises rapidamente (Data Discovery) e também acessar os relatórios pré-formatados e painéis (dashboards) para avaliar historicamente métricas (quantidade de vendas, valor de receita, etc) por diversas análises dinâmicas (período de tempo, geográficas, produtos, etc) e possibilitar a definição de estratégias para alavancar as vendas.

Outro ponto de atenção neste período é a utilização dos celulares, que tem crescido muito nos últimos anos e, cada vez mais, é essencial disponibilizar soluções utilizando recursos nativos dos principais sistemas operacionais, para que os usuários consigam realizar operações de compras por meio do seu dispositivo móvel.

Uma tecnologia que pode contribuir para melhorar a eficiência operacional, seja em períodos de alta demanda como a Black Friday, como no dia-a-dia do varejo, é o RPA (Robotic Process Automation). De acordo a McKinsey, cerca de 30% das tarefas executadas atualmente nas organizações são operacionais e podem ser automatizadas. Desta forma, é possível melhorar processos como gestão de estoque, geração de notas fiscais e suporte no atendimento aos clientes com robôs que trabalham ininterruptamente.

Com soluções de Big Data e Internet das Coisas (IoT), é possível acompanhar todo o sistema em tempo real (stream), incluindo sensores em veículos de transporte, produtos e/ou crachás dos funcionários, etc. possibilitando maior acompanhamento e gestão da sua operação.

Quando se trata de e-commerce, o big data pode ser muito bem explorado para avaliar o uso e interações do usuário em seu sistema, principais cliques, interesses e realizar um processamento dos comentários nas redes sociais e na área de dúvidas e/ou reclamações textos (NLP), inclusive realizando análise de sentimento e demais estudos de visibilidade da marca e atendimento do cliente.

Utilizar soluções de Ciência de Dados e Aprendizado de Máquina, podem para analisar comportamentos dos usuários no tempo (séries temporais), recomendar produtos e prever os mais diversos cenários, possibilitando estar sempre à frente no seu negócio.

Seja em épocas de grande demanda como na Black Friday ou em qualquer época do ano, a First Decision pode contribuir diretamente para implementar soluções inovadoras conforme suas necessidades de negócio e gerando grande valor. São mais de 20 anos de experiência no mercado e diversos cases de sucesso, Venha ser mais um deles!





46 visualizações0 comentário
bottom of page